Horários do corpo humano 

DESPERTAR
 
das 7hs às 8hs
 

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. 
À partir das 6h, o corpo produz uma hormona que faz
acordar, o cortisol. 
Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a
concentração máxima. 
Essa faixa de horário é ideal para acordar com
 facilidade e com o pé direito. 

ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor. 



PRAZER
 
das 9hs às 10hs
 

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. 
Por outro lado, também é a hora
 de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais. 



TRABALHO
 
das 10hs às 12hs
 

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na sequência) está mais activa. 
Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs
desaparecem, o organismo atinge a sua velocidadeideal. É o momento certo para reflectir, discutir ideias e encontrar inspiração. 



DESCANSO
 
das 13hs às 14 hs
 

A moleza que dá depois do almoço não se deveunicamente á digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. 
Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.
 

MOVIMENTO
 
das 15hs às 16hs
 

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormonas específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato. 



RUSH
 
das 18hs às 19hs
 

À partir das 18h, o organismo fica particularmentevulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a actividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico – hora certa de mandar as crianças fazerem os trabalhos de casa, por exemplo. 



PILEQUE
 
das 20hs às 21hs
 

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos activas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido. 



SONO
 
à partir das 20hs…
 

A melatonina (hormona do sono) invadeprogressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é as20hs que aparece o primeiro momento ideal paradormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente ideia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento. 



REGENERAÇÃO
 
das 21hs à 1hs
 

Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormona do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormona permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

 

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